Essa semana faz um ano que Ronnie James Dio deixou os fãs de Metal mais tristes. No dia 15 de maio de 2010 ele perdeu sua luta contra o câncer.
Esse post é uma homenagem a esse cara que era pequeno de estatura, mas um gigante na vida, dentro e fora dos palcos.
Conhecido por sua simpatia e atenção junto aos fãs, Dio teve uma carreira promissora, passando por bandas importantes do Hard Rock e Heavy Metal, como o Rainbow, Black Sabbath e DIO.
Entretanto, sua maior contribuição para o Metal, certamente foi a invenção dos "chifrinhos" (hand horns, ou satan fingers, ou the goat, ou Devil´s horn, tanto faz). Na realidade, conta ele que quando era pequeno (menor ainda ?!), sua vovó italiana, o levava para dar uma volta no parque. E sempre que alguém passava por eles, olhava torto e pensava "que véia escrota e que molequinho feio da porra!" a sábia anciã fazia os "chifrinhos" para o indivíduo. Ela ensinou o jovem Ronnie que aquele gesto espantava os maus olhares. E Dio aprendeu a lição e nos ensinou...
Mas muito antes do Rainbow, James Dio já cantava e compunha muito no ELF. E antes do ELF houve o The Elves. E antes o Electric Elves, e antes... bem, a lista é grande. Fato é que Dio sempre esteve envolvido com músicas e bandas.
Tenho aqui gravações de 1958 !!!! Do tempo de Elvis Presley! Costumo dizer que antes de ser o Deus do Metal, Dio era o verdadeiro Rei do Rock! Só dizem que Elvis é o Rei porque ele era bonito e alto.... senão era Dio na fita!
Fora dos palcos Dio foi um homem excepcional. Em 1985 fundou uma entidade para ajudar crianças carentes na África. Para levantar fundos para a campanha, Dio reuniu cerca de 40 artistas sob o título de Hear ´n´ Aid e gravou uma música ( nos moldes de We Are The World, mas metal hehe). A faixa Stars, escrita por Dio arrecadou mais de 1 milhão de dólares para os pequenos!
Meses antes de ter seu câncer descoberto, ele e a mulher participaram da campanha da Brittany Foundation, uma ONG que cuida de cães abandonados. Ele usava sua imagem para chamar a atenção do público para os animais abandonados.
O corpo dele foi-se, mas seu legado musical e humano permanece.
R.I.P. DIO
Link: Dio explica os chifrinhos
Link: Vídeo de Stars -- Hear n Aid
CDX
Um comentário:
muito bom o post CD
Postar um comentário