segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Personalidade da semana : Rod Serling


Eis uma das mentes mais brilhantes que já existiram quando o assunto é roteiro. Rodman Edward Serling era foda. O cara foi o criador, roteirista e apresentador da famosa série Twilight Zone (Além da Imaginação).
Sua série ficou famosa justamente pelo ótimos roteiros, que prendiam o público até o final. O programa não tinha muitos recursos financeiros, e o que perdia em efeitos visuais ganhava em enredo. Quase sempre os efeitos especiais de naves e extra-terrestres era bem tosco, mas a história era fenomenal.

Nascido em 1924, Rod Serling começou a escrever sua famosa série depois que retornou da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra ele lutou nas Filipinas, onde acabou sendo ferido com estilhaços de uma granada. Inclusive sua vivência na guerra era tema recorrente dos seus episódios.

O sucesso veio com Twilight Zone em 1959. Com suas histórias, Serling ganhou vários Emmys e Globos De Ouro. A série que narrava histórias fantásticas revelou vários talentos do cinema e televisão, como o ator William Shatner. A série saiu do ar em 1964.



Mas Serling não parou por aí. Trabalhou no filme O Planeta dos Macacos, e depois lançou uma nova série (chamada Night Gallery) em 1973. Para se ter uma idéia, foi em um dos episódios dessa série, que Rod Serling deu o primeiro emprego para um tal Steven Spielberg que dirigiu brilhantemente o tal episódio.


Serling veio a falecer aos 51 anos, devido a complicações de uma cirurgia de ponte de safena, em 1975. Mas sua série fez tanto sucesso, que mesmo depois de sua morte ela foi readaptada, dando origem a dois "remakes" da série clássica: foi lançada uma versão de Além da Imaginação em 1985 e posteriormente em 2001.



CDX

Nenhum comentário: