sexta-feira, 16 de março de 2012

Personalidade da semana : Freddie Mercury



Freddie Mercury (1946-1991), o maior godão da história da música sem dúvida! Mas muito além de um bigode, Freddie Mercury era dono de uma voz poderosa, reconhecidamente até hoje uma das melhores do Rock.

Muito antes de formar o Queen ao lado de Roger Taylor, Brian May e John Deacon em 1971, o Freddie formou-se em Design Gráfico e Artístico em 1966 na Inglaterra. Agora o que pouca gente sabe é que ele não era realmente inglês.

Mercury nasceu na Ilha de Zanzibar, onde hoje é a Tanzânia, na África! Isso mesmo! Ele tem os dois pés e o bigode na África Central! Seu nome de batismo é Faroukh Bommi Bulsara. Da Tanzânia, o pequeno Freddie foi morar com os pais na Índia, sendo somente em 1964, então aos 18 anos, que eles foram para a Inglaterra.

Quando o Queen foi formado, a coisa era meio Glam, e Mercury usava umas roupas de Power Ranger e delineador nos olhos.

Com a entrada dos anos 80, o visual mudou, o bigode apareceu, e o Queen mudou os rumos do Rock passando a lotar estádios. Nunca uma banda de Rock tinha atingido esse status de mega-shows. Mesmo os Beatles, com todo seu prestígio, faziam shows mais "contidos" para alguns milhares de fãs, nada chegava até o nível de eventos com 40, 50, 100 mil pessoas como o Queen fazia.

Depois de duas décadas lotando shows, infelizmente a banda definhou devido à doença de Freddie Mercury: ele tinha AIDS. O frontman acabou morrendo em novembro de 1991, sendo que já havia deixado de se apresentar ao vivo desde 1986, já por causa da saúde debilitada. Deixou grande parte de sua herança para Mary Austin, sua primeira namorada e grande amiga, que o incentivou a assumir sua bissexualidade.

Apesar da morte de Mercury o Queen nunca encerrou oficialmente as atividades. Em 1995 lançou o álbum Made In Heaven com material que Freddie havia gravado antes de falecer. Em 2005 Paul Rodgers (Ex-Free e Bad Company) assumiu os vocais do Queen, resultando em um álbum em 2008 (The Cosmos Rocks) e duas turnês mundiais!

Em 2011 o Queen fez uma única apresentação na Irlanda com o vocalista Adam Lambert (clique aqui para assistir) que ao que parece agora assumirá definitivamente o lugar que já foi do Godão Mercury, prometendo uma tour para 2012.


CDX

Um comentário:

Erasmus "Garp" disse...

Fodão, ele é insubstituível.