segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Discos raros (e caros!) - parte 4

Nesse post vamos focar especificamente em um dos mais disputados itens de coleção do Iron Maiden: The Soundhouse Tapes!



Pode não ser o mais raro dos discos da Donzela mas é certamente o mais cobiçado e emblemático de todos. No final de 1978 o Maiden, antes de fazer fama, juntou seus trocados e panos de bunda e gravou em estúdio 4 faixas que foram compiladas no famoso Soundhouse Tapes.

A gravação se deu em 30 de dezembro de 1978, justamente porque o Maiden estava quebradaço de grana, e essa era uma data mais em conta. Custou-lhes o equivalente a 1200 reais em grana de hoje. Foram gravadas naquela noite Strange World, Prowler, Iron Maiden e Invasion.
Conseguiram fazer a sonhada gravação, mas gastaram todo seu dinheiro para isso, não sobrando nem uns trocados pra se hospedar em um hotel. Sem ter para onde ir, o jeito foi descolar uma festa de reveillon para encher o tanque. E lá foram Steve Harris, Paul Dianno, Dave Murray (único guitarrista na época) e Doug Sampson (então baterista, que deve amargar até hoje ter saído da banda).

Na festa o Paul Dianno catou uma piriguete, enfermeira, que topou hospedar a trupe de metaleiros. O charme de Dianno salvou a noite. Assim a galera dormiu no chão da casa da mina enquanto o Paul dava umazinha...

Com a demo tape na mão, sem masterização, a banda conheceu Neal Kay, DJ responsável pela famosa casa Soundhouse, um clube de metal por assim dizer. Ele se dispôs a tocar a demo em algumas noites. Logo que começou a tocar as composições, o público adorou, e o sucesso começou a bater na porta do Maiden.

O Soundhouse contava também com uma publicação (um fanzine) onde listava e comentava as músicas mais pedidas pelo público. Logo de cara Prowler saltou para a primeira colocação, e lá ficou por 3 meses!

Em pouco tempo o Iron foi convidado para se apresentar na casa que lotou. A fama do Maiden começou a se espalhar, chegando aos ouvidos de Rod Smalwood, que viria a ser empresário da banda tempos mais tarde.

Rod ouviu a demo e ficou impressionado e resolveu entrar em contato com Steve Harris. Marcou de assistir um show deles para ver o que achava. Smalwood foi espertão, e chegou ao show sem se identificar. Caso o som fosse ruim pra caralho ele ia sair fora de fininho. Mas o empresário não conseguiu assistir o Maiden naquela noite. A banda estava com tudo montado no palco, pronta para começar, mas estavam esperando alguns amigos de East London que se atrasaram. O dono do lugar queria que eles começassem logo, mas Steve Harris disse que não tocaria sem seus amigos presentes. Só sei que acabou em treta! O baixista se enfezou e falou para o dono que se ele queria tanto que a banda começasse, então que ele mesmo tocasse, e começaram a desmontar tudo. Não teve show!

Depois do ocorrido Rod foi conversar com Steve, que assugurou que no próximo show seria diferente. E foi mesmo, até demais. Acontece que mais uma vez Rod foi ver o Maiden, mas não viu Paul Dianno cantando. Isso porque o Paul foi preso ao tentar entrar no local do show com uma faca escondida. Deu zica! Foi pro xilindró e deve ter levado uns pedalas na orelha!

Rod já deveria estar pensando: "Oh bandinha de merda... tá foda ver esses cabeludos tocando!" quando sugeriu para Harris que ele mesmo cantasse para não perder o show. O líder da banda topou, e acabou sendo um show diferente, que mesmo assim impressionou o empresário.

Daí em diante a coisa só cresceu. Mas a demo com 4 faixas ainda não era um disco. Foi então que por sugestão do Rod Smalwood que o Iron Maiden prensou um EP com 3 faixas (deixaram de fora Strange World), o que facilitou ainda mais a divulgação da banda, dessa vez com uma apresentação mais "profissonal". Agora divulgavam seu trabalho com um EP e não com uma fita cassete ranhenta.

Os fãs sempre pediam por material da banda mas eles não tinham o que oferecer. O EP veio em boa hora, e passou a ser vendido pela própria banda durante seus shows e via correios. Para quem ainda não se convenceu da raridade desse disco, basta dizer que a banda mandou fazer 5 mil cópias. Na primeira semana foram vendidos aos fãs 3 mil discos, e na segunda semana os discos já haviam se esgotado. Quanto custava? Na época o Soundhouse Tapes era vendido por 1,20 libras (o que hoje daria uns 7 reais!). Hoje pode valer até 2 mil dólares (3.200 reais)!


O compacto de 7 polegadas, tem 3 faixas, duração de 11 minutos e uns quebrados, e traz sua capa vermelha com uma foto do Paul Dianno sem camisa em uma das lendárias apresentações no Soundhouse. No verso um texto do DJ Neal Kay apresentando a banda, manuscrito com a letra de Steve Harris.



Começaram a chover ligações para Steve Harris e Rod Smalwood, das mais variadas lojas de discos de Londres, encomendando mil, 2 mil, 3 mil cópias do EP para revender. E é aí que reside a raridade desse disco. Ele nunca foi reprensado. Quem adquiriu a primeira edição (dentro daquelas 2 semanas) teve sorte. Rod e Steve se mantiveram firmes, e deixaram o público fervilhar atrás do disco.

Em pouco tempo a notícia chegou aos ouvidos da EMI que ofereceu um contrato para a banda. E foi aí que começou a brincadeira e em fevereiro de 1980 o Maiden lançaria seu primeiro disco: Iron Maiden (clique aqui para download)!


O Soundhouse Tapes nunca foi vendido comercialmente, assim quem comprou na época foi feliz. Como o mercado tinha uma alta procura por essa raridade, começou-se a piratear aos montes o EP nas décadas de 80 e 90. Hoje existem trocentos milhares de piratas, alguns bem toscos e mal acabados, outros bens semelhantes a um original, tanto que para confirmar a autenticidade tem uma série de pequenos detalhes que devem ser averiguados, como tipo da capa, coloração, marcas de prensagem no disco, selo adesivo. Conclusão da brincadeira: um original custa entre 1200 e 2000 verdinhas (dependendo do estado de conservação). Um pirata toscão, fabricado no Brasil, custa na faixa de 80 reais, e um bem elaborado, bem parecido com o original, custa na faixa de 150 a 200 reais (e olha que mesmo esses são difíceis de se encontrar).



Curioso? Baixe aqui o Soundhouse Tapes!

CDX




Nenhum comentário: