sexta-feira, 6 de maio de 2011

Personalidade da semana : Edgar Allan Poe



Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um cara multi-tarefa. Escritor, poeta, editor, crítico literário... só teve sua genialidade ofuscada pela bebida que levou-o a decadência.

Poe participou das forças armadas, inclusive chegou a entrar na Academia Militar de West Point, mas acabou sendo expulso, em 1831, por mal comportamento. Nessa altura já tinha publicado seu primeiro livro, Tamerlane and Other Poems.

Tempos depois mudou-se para a casa de sua tia Maria Clemm, em Baltimore. A filha da mulher era a bela e jovem Virginia, por quem Edgar Allan Poe se apaixonou. Acabaram casando em segredo em 1836. O problema da relação, além do parentesco, era que a jovem Virginia tinha 13 anos, ao passo que Poe tinha 27. A moça foi o grande amor da vida do poeta, apesar da grande diferença de idade. Poe veio a perdê-la anos mais tarde para a tuberculose.

Em 1843, publicou talvez o mais conhecido de seus contos, The Black Cat, até hoje recontado e refilmado. A depressão devido a morte da esposa, agravou um vício que Poe já cultivava a muito tempo: o alcoolismo. Chegou a ser editor do Brodway Journal, de Nova York, onde em 1845 publicou seu mais popular poema, O Corvo (The Raven).

Mas devido aos excessos com a bebida, acabou perdendo empregos e oportunidades. Dizem que algumas de suas mais brilhantes obras são reflexo exatamente dessa melancolia, e depressão, agravadas pela perda da mulher. Sua temática abordando a morte, a loucura, o terror e o suspense, são expressões da sua própria existência.

Tanto é verdade, que Poe morreu de forma triste. Foi encontrado nas ruas de Baltimore, em estado de loucura (ou seria embriaguez?) trajando roupas maltrapilhas que não eram suas. Gritava a todos o que gostaria que fosse escrito em sua lápide "Escrevam apenas que Eddy não existe mais". Foi levado ao hospital, mas veio a falecer 4 dias depois. Como não foi realizado um exame, nunca se soube exatamente do que morreu o poeta.

Deixou quatro filhos e um legado de obras que impressionam até hoje.

Uma bela homenagem a figura de Edgar Allan Poe é o episódio Black Cat da seguda temporada de Masters of Horror (clique aqui para assistir), que narra de maneira ficcional, como o poeta concebeu o conto Black Cat.


CDX

Nenhum comentário: