segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Filme da Semana : Ed Wood (1994)



Título Original: Ed Wood
Gênero: Comédia, Drama , Biografia
Tempo de duração: 127 min
Ano de lançamento (USA): 1994
Direção: Tim Burton
Elenco: Johnny Deep, Martin Landau, Sarah Jessica Parker, Bill Murray, e Patricia Arquette.


Esse filme conta a história de Edward Davis Wood Jr. e como ele realizou o filme mais mal falado e aclamado de sempre: Plan 9 From The Outer Space. Considerado o pior filme de todos os tempos, PLan 9, para os íntimos, foi filmado em 1956, só chegando a ser lançado em 1959. Considerado a obra-prima desse diretor, o filme mostra as últmas cenas de Bela Lugosi (o eterno Drácula) que morreu pouco depois do início das filmagens, em um enredo que envolve extra-terrestres, mortos-vivos e um plano de dominação da Terra!

Já o filme que narra o filme... nos revela como Ed Wood lutou para realizar seus sonhos e seus filmes, mesmo enfrentando dificuldades financeiras, técnicas, amorosas, criativas e pessoais. Mais interessante que o filme Plan 9 é a própria vida do diretor, que é encarnado pelo grande Johnny Deep.


Ed Wood apesar da sua preferência por mulheres, gostava de vestir roupas femininas e tinha uma paixão por cassacos em angora! Se já não bastasse seus problemas pessoais, Wood precisava ajudar seu amigo Lugosi, que encontrava-se em fim de carreira, sem trabalho, e viciado em morfina.

Para realizar seu principal filme, Wood conseguiu arrebanhar uma legião de atores excêntricos. Além do já citado Bela Lugosi, contava com um ex-lutador de luta livre sueco, uma apresentadora de filmes B da madrugada (um tipo de Elvira dos nos 50), um quiroprata ,um vidente charlatão, e seu empresário que queria mudar de sexo. Tudo isso patrocinado com a verba de uma Igreja Batista!


Estrelando essa pérola temos, além de Deep, Sarah Jessica Parker, Martin Landau e Bill Murray. Para dar o clima "de época", o longa-metragem é todo filmado em preto e branco.

Eu sei que meu gosto cinematográfico é duvidoso... mas para atestar a qualidade desse, basta dizer que tem a direção do Tim Burton associada a atuação de Johnny Deep! É um dos meus filmes favoritos, e ganhou 2 Oscars, o de melhor ator coadjuvante, devido ao belíssimo trabalho de Martin Landau interpretando um Bela Lugosi fraco, a beira da morte, e a estatueta de melhor maquiagem. A interpretação de (Ford) Landau é tão boa, ele ficou tão parecido com o Bela, que sempre que vejo uma foto do Lugosi eu lembro do Martin.

Além dos prêmios da Academia America, levou também um Globo de Ouro em 1995 e dois prêmios Saturno (também em 1995).

O reconhecimento pelo trabalho de Ed Wood só veio nos anos 80, depois de sua morte. Depois de morto, Wood conseguiu o que sempre quis. Ser lembrado, não importndo de qual maneira. para uns ficou marcado como um dos precursores do cinema de terror e trash movie, capaz de realizar um filme com escasso orçamento mas muita criatividade. Para outros é lembrado meramente como um dos piores diretores de todos os tempos. De toda maneira, ninguém fica indiferente a Ed Wood.


Frases do filmes:

"As mulheres... as mulheres preferem os monstros tradicionais!" --- Bela Lugosi, falando de seu personagem Drácula




"Ed Wood: E corta! Vamos adiante! Perfeito!

Reynolds: Perfeito?! Sr. Wood, o senhor sabe alguma coisa sobre a arte da produção cinematográfica?

Ed Wood: Bem, eu gosto de pensar que sim! "




Trailer do filme !

Comunidade no orkut

Filmes do diretor Ed Wood

Para assistir o filme (Por You Tube sem legenda)




CDX

Nenhum comentário: