sábado, 12 de janeiro de 2008

Álbum da semana: Second Helping (1974) - Lynyrd Skynyrd




Album: Second Helping
Artista: Lynyrd Skynyrd

Ano: 1974
Categoria: Estúdio
Faixas: 9
Créditos:
Ronnie Van Zant (vocals) / Allen Collins (guitar) / Gary Rossington (guitar) / Ed King (guitar) / Leon Wilkeson (bass) / Billy Powell (keyboards) / Rob Burns (drums).




Pra primeira postagem de álbum 2008, eis uma pérola de 34 anos! Direto da década de setenta esse bom e velho Lynyrd Skynyrd. Eu sei...eu sei... ninguém consegue falar esse nome aqui no Brasil com a pronúncia correta, mas a banda vale a pena.

Um pouco de história: essa banda americana foi formada em 1970, e pra facilitar a vida dos fãs, tinha no título de seu primeiro album de 1972 a pronúncia de seu nome ( o album foi batizado de "Pronounced' lêh-nérd 'skin-'nérd"). O sucesso foi quase imediato, e depois de passar a abrir a tour do The Who nos Estados Unidos, a coisa se tornou uma febre entre os amantes de rock americanos.

Em 1974 foi lançado o segundo álbum chamado Second Helping, que trazia como grande sucesso (e essa todo mundo conhece mesmo!) Sweet Home Alabama. Inclusive devido ao grande sucesso do segundo álbum o Lynyrd Skynyrd conquistou o disco de ouro na época!

Quando o céu era o limite, após gravar um disco ao vivo duplo, acontece o pior. No dia 20 de outubro de 1977, enquanto rumavam para um show na Louisiana, o avião particular da banda cai na floresta. Morrem no acidente 4 pessoas entre elas o vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Steve Gaines. A banda acaba, só retornando com novos músicos em 1987.

Por ocasião do acidente, o disco Street Survivors lançado algumas semanas antes, é recolhido e relançado com uma nova capa devido a uma estranha coincidência: ele trazia na capa os integrantes da banda envoltos em chamas. A gravadora MCA resolveu mudar a capa, sendo essa capa original uma grande raridade hoje em dia.





DOWNload oh yaeh!


CDX

2 comentários:

CDX, omisso mas ainda vivo! disse...

Sweet Home Alabama sempre me lembra Sub Division de domingo......

Mireza disse...

Amoooooor!
Adorei a atualização mas entra no msn caraio!