Em Madrid , na Espanha, tivemos a chance de ver uma coisa que só veríamos se fóssemos ao Egito: um templo de uma dinastia egípcia. Muito legal. Pena que não conseguimos entrar pois estava fechado naquele horário do dia.
Esse é o Templo de Debod, que veio do Egito, desmontado e remontado em um parque de Madrid. Acontece que lá pelos idos de 1961 ia ser construída uma grande represa no Egito e isso causaria o alagamento de uma grande região onde ficava vários templos, os templos de Abu Simbel (tenho até um conto escrito a respeito, mas aí é outra história...).
Os países mais ricos se sensibilizaram com a situação e mandaram homens e recursos para a região egípcia de modo a desmontar os monumentos do local e remontá-los em um lugar seguro. Envolveram-se nessa tarefa milhares de pessoas e milhões de dólares para salvar essas obras históricas.
Em consideração ao ato de ajuda, o Egito doou alguns desses monumentos para cada país que ajudou nessa missão. E assim esse templo foi parar na Espanha, onde foi remontado em 1972.
CDX