quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Filme da Semana : O Exorcismo de Emily Rose (2005)




Título Original: The Exorcism Of Emily Rose
Gênero: Drama / Terror
Tempo de duração: 110 min
Ano de lançamento (EUA): 2005
Direção: Scott Derrickson
Elenco: Jennifer Carpenter, Laura Linney, Tom Wilkinson, e Campbell Scott.

Esse filme pode ser considerado um marco no cinema de terror. Assim como seu xará mais famoso (O Exorcista de 1973),  O Exorcismo de Emily Rose marca o primeiro de seu gênero. É tido como o primeiro filme de Terror/Tribunal que se tem conhecimento. O roteiro passeia entra as possessões (ou supostas possessões)  de Emily e o julgamento que se desenrolou depois, em virtude da jovem ter morrido após várias sessões de exorcismo.

Eu gostei do filme, que é bem tenso. Não é para qualquer um assistir. Principalmente depois daquelas letrinhas iniciais que aparecem com o famoso "baseado em uma história real". Quando aparece essa frase, seu cérebro já liga o "puta merda! Essa porra toda aconteceu e pode acontecer novamente... COMIGO!" Essa é aquela hora que sua mente começa a te pregar peças...

O Exorcista (The Exorcist, 1973) também é baseado em fatos reais. Adiferença é que no filme a possessa é a garotinha Regan, e no mundo real a treta aconteceu com um menino. Com O Exorcismo de Emily Rose, a fórmula se repete: no filme acompanhamos o drama da jovem Emily Rose, vinda de uma cidade do interior norte-americano. Na vida real a vítima desses acontecimentos se chamava Annelise Michel, e morava no interior da  Alemanha. As licenças cinematográficas acabam por aí. Tristemente a linha principal do filme retrata o que realmente aconteceu: a jovem foi exorcizada várias vezes (de 2 a 3 vezes por semana, durante um ano, com sessões que duravam até 4 horas) até o dia em que faleceu por desnutrição e desidratação, pesando apenas 30 kg.

Enquanto a família estava convencida de que se tratava de obra do capeta, os médicos disseram que o quadro da jovem de 23 anos era de depressão, e se agravou para um distúrbio mental e esquizofrenia. Depois do trágico desfecho, os pais da garota assim como os padres que realizavam os exorcismos foram indiciados por negligência médica seguida de óbito. Foram todos condenados.

Minha opinião é que a pobre garota estava realmente doente, e a religião só serviu de pano de fundo para sua doença. E os pais que deveriam desencorajá-la de suas loucuras e levá-la até um tratamento médico condizente, fizeram exatamente o contrário, agravando ainda mais a situação. 

Mas assista o filme e tire suas próprias conclusões. E se tiver coragem, busque na internet o áudio das sessões de exorcismo. Elas foram usadas durante o julgamento real, e alguns sites tem disponível para os interessados. Só digo que é perturbador no mínimo.



CDX

Nenhum comentário: