terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Olha o pinhão!




Agora com o maveco rodando a próxima missão era ver quanto ele está fazendo com um litro de gasolina. Daí mais um problema: na ocasião que desmontei o painel, notei que ele não tinha cabo de velocímetro, e por sua vez no câmbio não tinha o pinhão que é ligado ao cabo.

A questão do cabo era fácil resolver: já sabia de outros mavericks (até parece que tive vários...) que o cabo é o mesmo da F-1000 antiga. 28 reais e tudo resolvido. O problema real era o tal pinhão que vai dentro do câmbio.


O pinhão seria o do Landau 3 marchas manual, pois é esse câmbio que uso. Mas para minha surpresa ninguém soube me dizer qual pinhão colocar. Nem nas comunidades que mexem com Landau / Galaxie, nem nas comunidades que mexem com Mavericks (e olha que tem gente que tem esse mesmo câmbio que utilizo). Aí fudeu! Pesquisei em sites, blogs e cacete a quatro e nada! Nem o Gilberto da Casa Ford, exímio conhecedor de peças dessa marca soube me esclarecer. Nem o Marcão, meu tutor em assuntos maverísticos tinha um palpite.

Um pinhão se diferencia de outro pela quantidade de dentes. E para cada quantia, uma cor diferente. Depois de muito pesquisar, concluí que, sendo o cabo da F-1000, para dar encaixe o pinhão também só poderia ser da F-1000. E eis que a F-1000 tinha quatro possíveis pinhões, que variavam conforme o modelo/versão do veículo. Na lista final ficaram os pinhões com 16, 17, 18 e 19 dentes. Um deles era o certo. Mas qual?



Diante do impasse, fui à Casa Ford e comprei os quatro! Um deles ia funfar! O Gilberto falou que eu poderia devolver os pinhões que sobrassem. Agora o problema é que, segundo o Luiz da Velocímetros Canção, se o pinhão fosse o errado, o câmbio ia moer a peça (que é de plástico). E se moer a bagaça eu não ia ter minha grana de volta. Foda! O pinhão de 19 dentes (laranja) custa R$ 22,00. Caríssimo esse pedaço de plástico! Esse ia ser o último a ser testado!

Deixei o Maveco lá no sábado e fui buscar hoje. E não é que funfou? Por fim deu tudo certo! Dos pinhões, dois deles não entravam no encaixe. E assim nem teve como moer eles kakakakakaka. Ficaram os de 18 e 19 dentes para testar. Como eu pedi para deixar o de 19 dentes para o final, o Luiz testou o de 18 dentes. E esse de fato era o certo!


Dei uma volta na quadra e o velocímetro voltou a vida! Odômetro agora marcando também! Beleza pura! Então para as futuras gerações de Maverickeiros e Landauzeiros, segue minha contribuição, uma dica extremamente valiosa que ninguém sou be me dar:

O CÂMBIO MANUAL DE 3 MARCHAS DO LANDAU USA UM PINHÃO DE 18 DENTES (COR AMARELO)

Agora é só devolver os outros 3 pinhões e fazer a média de consumo. Depois volto aqui para contar.

CDX

Nenhum comentário: