segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Filme da semana > The Wall (1982)



Título Original: Pink Floyd The Wall
Gênero: Musical / Opera Rock / Drama
Tempo de duração: 95 min
Ano de lançamento (ENG): 1982

Direção: Alan Parker

Elenco: Bob Geldof, Michael Ensign, Alex McAvoy, Eleanor David e Christine Hargreaves.


O filme dessa Semana é a viagem do The Wall de 1982. Ele conta a história de Pink (interpretado por Bob Geldof, da banda punk Boomtown Rats) um rockstar frustrado e que cai em depressão. Mesmo com a fama e a grana, o cara não consegue superar seu passado quando perdeu o pai na Segunda Grande Guerra e depois foi criado pela mãe super-protetora como se fosse uma obra de arte rara, sempre longe do convívio cmo as outras crianças e o mundo exterior.

Quando adulto Pink acaba pirando o cabeção, abusando de álcool e drogas, e perde até a mulher. Devido a seus devaneios ela passa a "entregar marmita para fora".

O filme é entrecortado por sequências de desenhos surrealistas de Gerald Scarfe. É uma loucura, cheia de mensagens subliminares e de cunho sexual. Na realidade o filme se baseia na real história do baixista do Pink Floyd, Sr. Roger Waters. Não se sabe com precisão quais dos fatos mostrados no filme de fato correspondem à biografia de Waters, mas realmente ele perdeu o pai muito cedo para a guerra e teve problemas com a mãe que sempre o considerou um eterno bebê
até sua adolescência.



O famoso "The Wall" que se ergue é uma analogia ao bloqueio psicológico que Pink (e eventualmente Roger Waters) desenvolveu devido à dificuldade em lidar com seu passado e com as pessoas a sua volta. Ergueu-se "um muro" entre ele e os outros, entre o músico e seu público, e mesmo entre o baixista e o resto da banda.

Consta que foi a partir do conceito do The Wall que a banda Pink Floyd começou a se fragmentar, culminando na saída de Roger Waters em 1985 (com o início de uma briga nos tribunais pelo nome comercial Pink Floyd).

O filme foi exibido no Festival de Cannes de 1982 e dobrou seu custo em faturamento de bilheteria nos EUA. A idéia original pretendia mesclar as cenas de animação com trechos de apresentações ao vivo do Pink Floyd, mas a idéia acabando sendo descartada. Originalmente também estava escalado o próprio Roger Waters para o papel de Pink, mas o cara deve ser muito ruim de interpretação, porque o diretor achou que não ia "ficar legal" depois de assistir alguns testes do músico.



CDX

Nenhum comentário: