terça-feira, 30 de agosto de 2011

Personalidade da semana : Lukas


Faleceu ontem o cartunista Lukas, do O Diário. Uma pena! Ele lutava já a algum tempo contra um cancêr na garganta. O tumor chegou a ser removido, mas desde então Lukas não teve trégua por parte da doença.

Não cheguei a conhecê-lo pessolmente, mas acompanhava seu trabalho desde os tempos de criança. A alegria de domingo, quando o pai terminava de ler o jornal, era ler as suas tirinhas (as vezes não entendia o teor crítico e político, mas tudo bem). Inclusive eu recortava o jornal, guardava, colecionava o trablaho de Lukas, em um tempo que não havia ainda a tal internet. Então se eu quissesse rever uma tirinha o único caminho era guardar...

Ele mantinha o ótimo blog Casa do Noca (um dos seus famosos personagens), que inclusive está linkado aí do lado >>>>>>. Foi acompanhando seu blog que dava boas risadas e tive um certo contato (virtual) com ele. Todos que frequentavam o Casa do Noca, mesmo que não conhecendo pessoalmente o grande Lukas, sentiam-se amigos próximos dele.

Em certa ocasião, o cartunista desabafou sobre os duros custos de seu tratamento. Certamente que os amigos que acompanhavam sua luta se propuseram a ajudar, e tiveram a grande idéia de comercializar seu livro Demos Graça de 2000 e quem sabe, até editar um novo com sua tiras! Certamente isso levantaria uma grana para ele e o auxiliaria muito. A idéia surgiu porque Lukas comentou que tinha vários exemplares do livro "sobrando" em casa.

Sabe o que ele fez? Todas as pessoas que se interessaram pelo livro, receberam um exemplar de graça, autografado! Esse era o Lukas. Não aceitou um tostão como pagamento, e ainda gastou um monte com correios. Me sentindo na obrigação de retribuí-lo, enviei-lhe um exemplar do meu livro.

Um comentário:

Erasmus "Garp" disse...

Uma vez, quando eu era criança, meu pai deu carona pra ele pra alguma cidade perto de Maringá. A gente conversou um monte. Ele fez dentro do carro um personagem numa folha de papel como autógrafo pra mim, mas acho que nem tenho mais.