quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Discos raros (e caros!) - parte 2




Conforme combinado no primeiro post sobre DISCOS RAROS E CAROS, estou aqui para vos apresentar a maior raridade da discografia brasileira.

E não estamos falando do primeiro disco do Roberto Carlos! O disco mais raro e caro do Brasil é chamado Paêbirú e foi gravado por Zé Ramalho e Lula Cortês. Não chega a ter um valor de mercado do That´ll Be The Day, mas se eu tivesse uns desses na mão com certeza iria fazer a festa. Esse vinil de 1975 vale em torno de R$ 4.000,00!

Quem é do ramo, afirma que o Paêbirú inflaciou e muito nos últimos anos, devido a grande procura por colecionadores europeus. Os gringos descobriram a Psicodelia Nordestina e pelo jeito gostaram. Provavelmente se você visse esse bolachão em um sebo da vida, antes de ler esse post, acharia que se trata daqueles discos da banca de R$1,50

Mas não se engane: esse vinil vale uma bela bolada, entre outros motivos, por um trágico acontecimento. Em 1975 Lula Cortês, Zé Ramalho, e mais um bando de convidados especiais (como Alceu Valença) reuniram-se no estúdio Rozenblit em Recife para a gravação do álbum folk psicodélico Paêbirú. A gravação e prensagem do disco correram bem. Os discos foram fabricados no mesmo local, pois o Rozenblit, além de estúdio também era fábrica, armazém e distribuidor de vinis.

Acontece que, antes de ser levado ao mercado, uma enchente atingiu a cidade do Recife, e destruiu o estúdio Rozenblit e também os discos que lá se encontravam. Salvaram-se apenas 300 cópias, que a mulher de Cortês levou para casa antes do ocorrido.

Os caras desanimaram com a tragédia e nunca regravaram o álbum cujas gravações originais também foram destruídas na enchente. Para você não ficar triste com a história, sente só o sex appeal dos caras na época da gravação:




Em 2004 o selo alemão Shadoks relançou o Paêbirú em vinil, uma edição para colecionadores, mas segundo Cortês eles o fizeram sem autorização. Até hoje corre um processo por uso indevido do trabalho e ele permanece como o disco mais raro do Brasil.

Curioso? Então olha aí do que se trata:




Na parte 3 passaremos a falar de Iron Maiden! Até lá!

CDX

Um comentário:

DOMENIUM disse...

Rapaiz que psicodélico o som! Meu quarto ficou ver e vi duendes por toda parte!