quinta-feira, 9 de junho de 2011

Filme da semana: Senna (2010)


Título Original: Senna
Gênero: Documentário
Tempo de duração: 105 min
Ano de lançamento (BRA): 2010

Direção: Asif Kapadia

Elenco (comentários, depoimentos e entrevistas): Ayrton Senna, Alain Prost, Ron Dennis, Frank Williams, Sid Watkins, Rubens Barrichello, Reginaldo Leme, Galvão Bueno, Viviane Senna, Jack Stewart, e John Besignano.

Assisti dia desses esse documentário sobre o Senna. E foi muito emocionante. Não sei se é tão emocionante assim para outros povos, como é para nós brasileiros. Fato é que, mesmo que você não seja fã do Senna, nem fã de automobilismo, esse documentário vale a pena ser visto como uma história de superação do ser humano.

O filme pode ser visto por várias óticas, e dentre elas, a visão política que dominava a Fórmula 1 (e certamente domina hoje em dia também). Talvez por ser muito novo ainda, talvez por não perceber a dimensão da coisa toda, mas na época que assistia as corridas de Senna nos domingos, eu achava que a corrida era somente aquilo, carro contra carro, piloto contra piloto, e que vencesse o melhor. Mas esse documentário nos abre os olhos para como as decisões fora de pista eram mais importantes do que o talento no asfalto.

Senna soube administrar o talento que tinha com muita humildade, e o fez até o dia de sua morte, por uma fatalidade e, na minha visão, por erro da equipe sim, que forneceu-lhe um equipamento claramente sem segurança (Senna morreu devido a quebra da barra de direção do seu Williams, o que fez com que seu carro passasse reto em uma curva e batesse contra um muro). Obviamente ninguém foi e nem será preso por isso. Fica apenas a saudade de um grande esportista.

Mas assistam o filme. É muito bom. Muito gratificante. E nos lembra que, devemos ter orgulho de ser brasileiro, porque um homem como o Senna, que não precisava se orgulhar disso, pois tinha o mundo aos seus pés, nunca deixou de dizer que era brasileiro.


Frase do Filme:

"Era só pilotagem. Só corrida. Não tinha nenhuma política. Também não envolvia dinheiro, então era corrida de verdade." --- Ayrton Senna, sobre o campeonato de kart de 1978 ---


Link para Trailer


Link para Download

CDX

Nenhum comentário: