domingo, 9 de janeiro de 2011

Album da semana: Piece of Mind (1983)


Album: Piece of Mind
Ano de lançamento: 1983
Tipo: estúdio
Faixas: 9
Músicos: Bruce Dickinson (vocals) / Dave Murray (guitars) / Adrian Smith (guitars, backing vocals) / Steve Harris (bass, backing vocals) / Nicko McBrain (drums)


Em homenagem ao meu ingresso do show de março que chegou pelo correio, segue aqui a postagem desse grande trabalho. Eis aqui meus camaradas o quarto album do Maiden!

A principal mundança que o Piece of Mind traz ao Iron Maiden é a troca do baterista Clive Burr pelo comédia Nicko McBrain! O baterista entrou em 1983 e está com a banda até hoje. Dono de uma voz do tipo Capitão Caverna, McBrain é o responsável por algum dos melhores trechos de bateria que já ouvi.

O álbum tem grande parte de suas canções baseadas em filmes e livros, como é o caso das músicas Revelations (baseada na obra de Aleister Crowley) e Where Eagles Dare (baseada no filme com mesmo nome).

Piece of Mind trouxe com ele duas "tretas". O primeiro problema é a faixa To Tame a Land, baseado no filme e romance Duna, de Frank Hebert. O problema é que a faixa teria como título o nome "Dune", mas o autor não autorizou o uso. Mas nisso a EMI já tinha soltado alguns vinils e K7s no Canadá e Itália com o título original da música.

Fato é que esses discos e fitas K7 hoje são itens raríssimos de coleção e valem os olhos da cara e do cu juntos!

O segundo problema que saiu com o álbum foi a faixa The Trooper. Na realidade o problema é especificamente na Argentina.

Vamos a um pouco de história: um ano antes do álbum do Maiden sair do forno, houve um conflito armado entre Inglaterra e Argentina. A disputa era por um arquipélago logo abaixo da Argentina, As Ilhas Malvinas.

Fato era que as Malvinas, devido a colonização, era considerado território inglês. E lá havia uma pequena guarnição com soldados ingleses.

A Junta Militar que governava a Argentina, achava um desaforo aquele arquipélago em mar territorial argentino, pertencer a outro país. E resolveu anexar as ilhas "na marra".

Eles não pensavam que os ingleses fossem atravessar meio mundo para mandar reforços para uma meia dúzia de ilhas de bosta! Engano crué!

A Inglaterra teve sua soberania violada! Rapidamente, com o apoio da OTAN, EUA, Comunidade Européia, e Chuck Norris, os britânicos revidaram e retomaram a posse das ilhas.

Saldo final do rápido conflito foi de cerca de mil soldados mortos. Como resultado político, o confronto ajudou na perda da credibilidade da Junta Militar Argentina, que acabou caindo. Na Inglaterra, a vitória foi um trunfo para o partido de Margaret Tatcher, que venceu as eleições seguintes.

E onde entra o Maiden nessa porra toda? Bem, quem já viu a apresentação da música The Trooper ao vivo, sabe que um dos pontos altos da apresentação é a caracterização do vocalista Bruce Dickinson, que sobe ao palco vestido como um soldade inglês e portando a bandeira do Reino Unido.

Então quando isso ocorre na Argentina, as vaias rolam fortes!



Melhor canção: Na minha modesta opinião, Revelations e The Trooper

Pior canção: Não curto muito a To Tame a Land. Mas mesmo assim é boa. Difícil achar algo ruim nesse álbum.


Link download!


CDX

Nenhum comentário: