sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Filme da Semana : The Evil Dead (1981)



Título Original: The Evil Dead
Gênero: Terror / Trash / Splatter
Tempo de duração: 85 min
Ano de lançamento (USA): 1981
Direção: Sam Raimi
Elenco: Bruce Campbell, Ellen Sandweiss, Betsy Baker, Theresa Tilly, E Richard De Manincor


Muuuuuito antes do diretor Sam Raimi alcançar o sucesso e ficar rico com os filmes do Homem-Aranha, ele trilhou caminhos obscuros com filmes que traziam o verdadeiro terror do final dos anos 70 e início dos 80.

Ele escreveu e dirigiu o filme que se tornaria uma das pérolas do cinema trash. Em 1981 ele realizou Evil Dead (no Brasil, A Morte do Demônio). O jovem Sam tinha apenas 23 anos quando fez essa trasheira!




O filme é estremamente tenso e assustador, apesar do baixíssimo orçamento, compensado pelo roteiro de Raimi, e pelo seu talento como diretor. Para completar essa tríade macabra, Raimi encontrou o homem certo para o papel de protagonista: Bruce Campbell.

Esse foi o filme que lançou o jovem ator, e deu-lhe uma guinada na carreira. Até hoje eu sou fã desse cara, apesar dele não ter uma filmografia muito extensa.

Depois do sucesso do primeiro filme de baixo orçamento, Raimi gannhou a atenção dos estúdios, que investiram uma grana e possibilitaram a realização de duas sequências (Evil Dead 2 e 3) que eu, particularmente não gostei. Desaprovei porque os dois filmes seguintes perderam identidade. Não eram um terror cru, tosco e nervosamente tenso. Ficaram com um tom de comédia. Tipo filme de terror que passa na sessão da tarde. O terror que te deixa com medo a noite de ir ao banheiro... só esse primeiro de 1981 mesmo.

A coisa mudou de figura tão drasticamente que até mesmo os distribuidores dos filmes no Brasil mudaram o nome da franquia: Evil Dead 2 e 3 foram re-batizados aqui como Uma Noite Aluciante 2 e 3.

Mas vamos ao enredo:


Cinco manés resolvem passar um fim de semana em uma cabana isolada, num bosque no meio de merda nenhuma, sem vizinhos nem nada por perto. Se o filme fosse um pornô, o roteiro seria perfeito. Mas estamos falando de um clássico do terror. Claro que essa idéia ia dar merda!

O que era pra ser suruba começa a ficar desgraçado quando eles encontram o Necronomicon (O Livro dos Mortos) naquela cabana. Eu já teria "picado a mula" como diria meu tio. Porém nossos jovens audaciosos não acharam nada de errado, afinal de contas, é normal achar um livro escrito com sangue e encadernado com pele humana...



Junto do livro eles encontram um gravador, que tem alguns trechos do livro (invocações dos mortos) recitados. No que a fita do gravador é reproduzida a treta toma conta!

É espírito maligno para todo lado! O merderê começa no bosque e toma conta da casa. E só o grande Ash (Bruce Campbell), que não come ninguém e tenta não ser comido também, pode acabar que a carnificina... com mais carnificina!


Em tempos que não existia tanta violência na TV, e não tinham inventado coisas como Jogos Mortais, esse tipo de filme era o máximo em violência explícita. Em seu lançamento ele chegou a ser proibido na Alemanha, Irlanda, e Finlândia. Hoje jogando video-game a molecada vê muito mais sangue...

Em alguns países, apesar de liberado, houve restrições e censura, sendo a versão na íntegra do filme (sem cortes) só comercializada 20 anos depois, em versão DVD de 2002.


Eu tenho o orgulho de dizer que o primeiro DVD que comprei e assisti na minha vida foi esse filme. Na época DVD era novidade, custava 80, 100 reais. Lembro-me bem que começou a popularização da nova mídia com algumas revistas de cinema lançando clássicos em DVD junto com a revista. Assim comprei essa jóia com 24 reais...

Tenho até hoje. E já assisti várias vezes.


Cenas inesquecível:

Para mim uma das cenas mais marcantes de toda a história dos filmes de terror é a cena do estupro na floresta. Essa cena é foda. Não pelo fato de se tratar de um estupro. Mas sim porque o estuprador é "A" floresta. É galho entrando, tronco saindo, e a mina virando o zoinho!

Falando assim parece comédia. Mas depois de assistir a cena tenho certeza que você terá medo de andar sozinho durante a noite, no bosque da cidade! Vai que uma seringueira safada, ou um Pau-Brasil tarado resolve te pegar!


Links:

Trailer

Orkut!!!

Fan clube Oficial!



CDX


Nenhum comentário: