quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Rock In Rio 2011 !!!



Lembro-me bem como se fosse hoje. O dia era uma sexta-feira. Dia 19 de janeiro de 2001. Muito antes de um ter um Maverick. Muito antes do amor da minha vida. Antes até mesmo do atentado ao WTC.

Nesse dia eu fui ao meu primeiro grande show (na verdade foi o maior show que já fui, um dos 10 maiores shows da história). Nesse dia eu estava no Rock In Rio III.

Naquele noite quente e abafada, vi ao vivo, pela primeira vez, o Iron Maiden. Antes disso já tinha rolado Sepultura e Rob Halford. E agora a história promete se repetir. Estão especulando a realização do Rock In Rio IV em 2011. Eu acreditava que com essa história de Copa do mundo, o maior festival da America Latina só voltaria em 2014.Mas parece que vai ser ano que vem mesmo. Está havendo uma enquete para ajudar a escolher os shows que vão compor o festival. (Clique aqui para votar).

Vale a pena votar, apesar de particularmente acreditar que seja especulação achar que os "mais votados" vão compor o corpo do festival. Certamente vão disparar na votação bandas como AC/DC, Iron Maiden, Metallica, KISS, Ozzy, Pearl Jam, e U2. Você acha que eles vão trazer todos esses gigantes para cá? Seria ótimo...mas nem a pau.

Mas tenho esperança de ver o Maiden novamente, 10 anos depois da minha primeira vez, novamente no palco desse mega festival.


Quanto a isso temos chances altas. O Maiden está novamente em tour mundial, e como habitualmente acontece, deve vir para o Brasil em meados de 2011. Outra esperança seria o Bling Guardian, que acabou de lançar novo album (clique aqui para download) e também deve garantir que sua tour passa pelo Brasil.

Outros nomes como Ozzy e Metallica, acredito ser meramente especulação coloca-los em votação. Ambos tiveram apresentações recentes em terras brasileiras acredito que dificilmente farão um show aqui tão cedo.
POrém tudo é possível. Um festival como o Rock IN Rio é algo inesquecível, porém altamente sofrível. Quando fui tinha meus áureos 20 aninhos e aguentei o tranco. Hoje já não sei se conseguiria.

Naquela ocasião chegamos à Cidade do Rock as 14 hs. Um sol lazarento e um calor de rachar. Eu andei toda a parada, cheia de coisas para arrancar seu dinheiro. TInha até um estande vendendo o mesmo modelo de moto do Rob Halford.
A primeira banda subiu ao palco às 18hs. Foi nesse horário que eu resolvi partir para a multidão. Tinha pessoas que chegaram as 14hs e foram para a frente do palco. Tinha gente que estava lá desde meio-dia, quando os portões foram abertos. Insanidade! Eu me polpei um pouco e fui a luta às 18hs.

No final das contas, depois de vários shows, o Halford deixou o palco a meia-noite. Já fazia 6 horas que eu estava lá, em pé, com sede, calor e fome. Mas então viria o Maiden... não tão cedo. O fato é que quando o Metal God saiu do palco, imediatamente começou a montagem da estrutura de palco do Iron. Isso levou uma hora e meia. Só então os britânicos deram as caras. Isso era perto de 1:30 da madrugada.

O show foi sensacional, com a volta de Bruce aos vocais. Depois de quase duas horas e meia de show, feliz da vida, terminei minha maratona de cansaço. Era 4 da madrugada quando o Maiden finalizou o maior show de sua história para 250 mil pessoas. Para se ter uma idéia, o último show do Maiden que presenciei foi em Curitiba em 2008, onde estavam "míseros" 22 mil fãs. O segundo maior show do Maiden foi no ano passado em Sampa, quando no autódromo de Interlagos, eles conseguiram reunir "apenas" 120 mil pessoas. Então meus caros, 250 mil pessoas é gente pra caralho. Seria como colocar toda a população de Maringá na época, em um só lugar.

Depois de terminado o show, contabilizei 10 horas em pé (por isso eu digo... hoje eu não aguentaria) e iniciei minha jornada de volta ao busão. Só saímos do Rio as 6 da manhã. Em tempos em que o celular não era tão acessível, levou 2 horas para juntar todo mundo da excursão.
E ainda rolou uma "linguiça do Eddie": os camelôs vendiam uma linguiça assada no espeto. Cobravam 1 real.

Mas valeu a pena com certeza.


Linguiça do Eddie -----------------R$ 1,00
Coca Cola--------------------------R$ 5,00
Camiseta pirata "Eu FUI"-----------R$ 15,00
Ingresso para o Rock In Rio III--- R$ 35,00 (isso mesmo!)
Excursão para Rio de Janeiro-------R$ 85,00

Ser imortalizado em um vinil e um DVD Do Maiden----não tem preço!



CDX

Nenhum comentário: