sábado, 28 de agosto de 2010

Album da Semana: The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1972)



Album: The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
Artista: David Bowie

Ano: 1972
Categoria: Estúdio
Faixas: 11


Créditos: David Bowie (vocals / piano / guitar / saxophone), Mick Ronson (guitar / piano/ back vocals)/ Mick Woodmansey (drums), Trevor Bolder (bass).

Faixas:

Side one
  1. "Five Years" – 4:43
  2. "Soul Love" – 3:33
  3. "Moonage Daydream" – 4:35
  4. "Starman" – 4:16
  5. "It Ain't Easy" (Ron Davies) – 2:56
Side two
  1. "Lady Stardust" – 3:20
  2. "Star" – 2:47
  3. "Hang on to Yourself" – 2:37
  4. "Ziggy Stardust" – 3:13
  5. "Suffragette City" – 3:19
  6. "Rock 'n' Roll Suicide" – 2:57


Esse é de longe um dos albuns mais criativos da história do Rock! Pra mim o melhor título de todos os tempos. Essa pérola conceitual foi concebida pelo grande David Bowie em 1972. O album conta a história de um alienígena ( o tal Ziggy Stardust) que vem à Terra para nos avisar que o fim está próximo! Restariam apenas cinco anos para o nosso planeta!

Porém o cara vê do que o planeta da perdição é capaz! Ziggy Stardust se desvia de seu caminho, se torna membro de uma banda (As Aranhas de Marte, do título do album) e torna-se um Rock Star, perndendo-se no sexo promíscuo (oba!) e nas drogas alucinógenas (uia!).

A (praticamente) ópera rock encerra-se com a decadência de Ziggy que acaba por suicidar-se (foi mals... contei o final). Interessante que nos tempos do vinil, como as mídias eram divididas em lado A e B, o lado A do album representava a Ascensão de Ziggy (The Rise), e o lado B era sua queda (The Fall).

É desse album a faixa Starman, que recebeu uma versão em português da banda gaúcha Nenhum de Nós, sob o título de Astronauta de Mármore, e que fez alvoroço entre a galera descolada da década de 80. Não lembra de qual música estou falando? Entào olha esse vídeo meu filho! Olha bem e repara que belas costeletas tem o baixista:



Sem dúvida um dos maiores trabalhos de Bowie (meu favorito), que em palco encarnou o Ziggy Stardust, vestindo-se com excêntricos trajes glam-futuristas, e levou a viagem a fundo!

Link de download



CDX

Nenhum comentário: