quarta-feira, 17 de março de 2010

Crônica da Semana





A Pátria de Chuteiras (Ou Como Inventar um Novo Imposto):

Por Leandro CDX Morais

Dizem que o Brasil é o país do futebol! Agora vai ser mais ainda: vem aí a Copa do Mundo de 2014! O grande problema é que podemos ver na Copa do Mundo de 2010, na África, o que nos aguarda daqui 4 anos. Lá, as tarifas de energia elétrica já subiram cerca de 25%. Lá, o transporte se tornou exemplar, mas a custo de pesados investimentos e desemprego de perueiros que agora implementam ondas de greve e violência. Lá, a segurança pública tornou-se eficaz, mas a polícia atua espancando os grevistas da frase anterior.

O que nos aguarda é isso: um investimento de 40 bilhões de dólares para fazer o torneio aqui. 40 bilhões!!!!! Não é brinquedo não. Sabe o que isso significa? Que nem o homem mais rico do Brasil (e oitavo mais rico do mundo) consegue pagar pela Copa. A fortuna de Eike Batista é de "apenas" 27 bilhões. Para se ter uma idéia, a receita anual dos 20 maiores times do Brasil é aproximadamente R$ 1,5 bilhão. E estamos falando aqui de reais, o preço do mundial da FIFA é em dólar! Sendo assim, em um cálculo rápido, podemos concluir que, se dependesse do futebol brasileiro para pagar pela Copa, levaríamos 48 anos juntando dinheiro.

Entretanto nós só temos 4 anos pra levantar os tais 40 bilhões. É aí que entra a minha e a sua participação. Sim...sim... existem investidores e patrocinadores interessados. Mas você acredita que desses 40 bilhões, não vai sobrar nada pra você pagar? Vai sim. Nem comece a pensar em como o governo vai administrar esses gastos e investimentos, senão você vai chorar. Eu e você, gostando ou não de futebol, já estamos na marca do pênalti! Pagaremos pela beleza da Copa do Mundo. Pagaremos e ainda teremos que sorrir, para não passar a impressão de maus anfitriões.

Querem colocar até trem-bala no país da Copa de 2014. Nem as linhas de metrô convencional funcionam, e eles querem um trem-bala. E falando em bala, já posso imaginar a confusão que vai ser. Bala perdida pra cá, turista perdido pra lá. Espero que ao menos eduquem os flanelinhas em inglês, italiano, castelhano, francês e alemão. Com fluência nesses idiomas eles poderão orientar gentilmente nossos convidados futeboleiros.

Copa do Mundo dá gosto de assistir e de ganhar. Mas que seja em território estrangeiro. É um gasto que não precisamos. Ainda não entenderam que não precisa fazer uma festa de aniversário para comer bolo. Mas o que se há de fazer? Já está decidido e nada mais mudará a Copa do Mundo no Brasil.

Espero que a arrecadação de verba para a realização do mundial de futebol chegue a pelo menos 39 bilhões. Se conseguirem patrocínio para pagar pelo menos 39 bilhões fica fácil. Quanto ao bilhão restante, o governo pode criar o IPSCP (Imposto Provisório Sobre a Copa do Mundo) e esfolar o cidadão com a cobrança. Claro que esse imposto, de caráter temporário, só deverá perpetuar-se até o final do campeonato. Ou talvez prorrogarão até as Olimpíadas de 2016. Ou até 2020 que é pra arredondar. Ou tomarão uma atitude mais fácil que é para não aborrecer ninguém: mudarão o nome do imposto pra ISCP (tira esse "provisório" que só vai atrapalhar).

Brasil, o país do futebol! A pátria de chuteiras! Ipe Ipe Uhááá!


CDX

Nenhum comentário: