sábado, 2 de agosto de 2008

Truques para abastecer seu Maverick...

... e qualquer outro carro também :)


*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, o volume da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.

*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.*

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

*3º Truque: Encher o tanque antes que este baixe da metade.*

Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.*

Se você chega no posto de serviço e vê um caminhão que está repondo os tanques subterrâneos, ou acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer na bomba referente a este tanque nesse momento. Pois ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.


* O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.

CDX

2 comentários:

Castilleta disse...

"Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor." Não sou especialista, entretanto o certo não seria densidade maior? já que com a terra mais fria as moléculas vibram menos, ou seja, ocupam um volume menor, mesmas moléculas ocupando um volume menor aumentam a densidade. "o litro de combustível não será um litro exatamente." um litro será sempre um litro, o que muda entretanto é a massa já que a densidade diminui conforme a temperatura aumenta. DENSIDADE = MASSA/VOLUME.
Abraço de um entusiasta de mavecos!!!

CDX, omisso mas ainda vivo! disse...

VOcê está certo velho....

Correção já feita. Realmente o volume é menor e não a densidade.

Valeu a observação!