Título Original: Un Chien Andalou
Gênero: Surrealismo Experimental
Tempo de Duração: 16 minutos
Ano de Lançamento (FRA): 1928
Direção: Luis Brunuel e Salvador Dali
Elenco: Luis Brunuel, Pierre Batcheff, Simone Mareuil .
Esse filme deve ter sido uma loucura na época. Pela primeira vez na história do cinema jogou-se com a concepção dos sonhos, quebrando totalmente a linearidade da narrativa , e implantando um novo conceito artístico (embora controverso) em matéria de cinema: o Surrealismo.
Imagine vocês que apesar desse filme ser um curta, mudo e preto e branco, mesmo assim despertou a ira de muita gente.... Os gênios por traz da idéia são nada menos que Luis Brunuel (mais importante cineasta espanhol) e Salvador Dali (pintor surrealista...aquele mesmo do bigodão pra cima!) que realizaram o filme em apenas 15 dias.
Os caras já sabiam que o filme ia ser chocante e ia irritar muita gente.Uma das cenas mostra um personagem trazendo arrastado consigo dois pianos.... sobre cada piano há uma mula morta.... e atado a cada piano um padre. Essa cena dentre outras, fez com que o filme fosse banido da exibição pública e a Igreja considerou seus diretores hereges.
Diz as lendas ao redor do filme que duas mulheres chegaram a abortar durante as exibições, e na noite de estréia em Paris, Luis Brunuel (que também atua no filme, navalhando o olho de uma mulher, logo nas primeiras cenas, em um close frontal) foi a premier munido de várias pedras no bolso. Ele temia ser reconhecido e agredido pelo público presente.
Vale ver ... claro que é um filme que deve ser assistido com os olhos do ano de 1928. Não espere sustos incríveis, ou efeitos especiais de um Exorcista... e quem entender depois me fala, porque o filme é uma viagem!
Frase do filme :
Não tem.... o filme é mudo cacete!
Trailer no YouTube (vale ver, aparece o Brunuel poucos anos antes dele falecer)
Comunidade no Orkut
CDX
Nenhum comentário:
Postar um comentário