terça-feira, 18 de maio de 2010

Crônica da Semana> A alma que Deus e o Diabo queriam





Por Leandro CDX Morais

Nesse domingo o mundo do Metal ficou mais claro... (não vou dizer mais negro porque negro / black/ darkness em termos de Metal é bom). Ficou mais claro porque perdemos a voz de Ronnie James Dio. Considerado o Deus do Metal, uma das mais brilhantes vozes de todos os tempos, Dio lutava a cerca de 6 meses contra um câncer estomacal, diagnosticado em novembro último.

Conforma o fato de ter visto o mestre face à face, a exatamente 1 ano atrás, na tour do Heaven and Hell, na companhia da minha amada e dos meus amigos. Foi um dos melhores shows da minha vida. Estávamos bem perto (pra nossa sorte porque Dio era um pequenino). Ninguém sabia que aquela seria a última tour daquela voz.

Confesso que quando foi diagnosticado o cancêr me preocupei, mas depois de uns tempos a preocupação passou, pois Ronnie parecia bem, inclusive falando abertamente da sua moléstia, dando entrevistas, parecia que seu organismo estava suportando bem aquele fardo (veja link de entrevista aqui). O tratamento estava trazendo melhoras. O Heaven and Hell chegou a marcar datas para um tour européia, para os meses de junho a agosto desse ano.

Porém, como a Sam comentou certa vez, câncer é uma doença traiçoeira. Ele deixa a pessoa melhorar, reagir ao tratamento, e quando parece que o indivíduo vai sair dessa, volta com força total e mata. Infelizmente é assim. Parece que a pessoa melhora o suficiente para se despedir de todos e resolver alguma pendência da sua vida. Depois a morte é súbita.

E apesar dessa morte triste e lastimável, Dio pode dizer que não deixou pendências, mas sim um legado para ser lembrado por muitos durante muito tempo. Recebeu o apoio e carinho de todos (fãs e amigos) que sempre o respeitaram como músico, artista, e pessoa, o que só veio a confirmar quão querido ele era.

Não é preciso mencionar o que ele fez no Elf, Rainbow, Black Sabbath, Dio e Heaven and Hell. O cara era o cara no vocal. Essa história já conhecemos. O que pouca gente sabe é que além de Metal God, Ronnie Dio era uma dessas pessoas que fazem a diferença no mundo.

Em 1985 fundou uma entidade para ajudar crianças carentes na África. Para levantar fundos para a campanha, Dio reuniu muitos artistas sob o título de Hear ´n´ Aid e gravou uma música ( nos moldes de We Are The World, mas metal hehe). A faixa Stars, escrita por Dio arrecadou mais de 1 milhão de dólares para os pequenos! (download aqui).

Em novembro, pouco antes de saber do câncer, Dio e sua esposa e empresária Wendy, participaram da campanha da Brittany Foundation, uma ONG que cuida de cães abandonados. Ele usava sua imagem para chamar a atenção do público para os animais abandonados.


Eu costumava brincar que Elvis Presley é o Rei do Rock n Roll só porque ele era bonito e já havia morrido, mas Ronnie Dio era o verdadeiro Rei do Rock, a diferença era que o Dio estava vivo e era feio pra caceta! Dizia isso porque Dio tem gravações de 1958 (com o Ronnie and the Red Caps) sendo assim contemporâneo do Elvis. Claro que o trabalho de Elvis era muito mais popular e vendável. Elvis fez muito mais sucesso.

Entretanto Elvis morreu em 1977, e o Dio seguiu sempre trabalhando e gravando muita coisa até o final. Pra mim ele é o Rei, o Deus do Rock e do Metal. Agora que desencarnou, imagino que Ronnie deve ser uma dessas poucas almas que são disputadas por Deus e pelo Diabo. Tanto o Céu quanto o Inferno devem requerer Dio. Foi um grande pequeno homem, com ética, simpatia, carisma e boa índole. Ajudou criancinhas e animais. Deus certamente concederá ao seu xará o Paraíso. Todavia por outro lado, o Capeta tem em Ronnie Dio um dos seus maiores divulgadores. O que seria do Inferno se Dio não tivesse popularizado os chifrinhos com os dedos?! Com certeza o Diabo vai querer o Ronnie, com uma luz vermelha embaixo, fazendo suas caretas e chifrinhos.

Não sei quem vai ter a sorte de conviver com Ronnie James Dio por toda a eternidade, mas sei que nós vamos deixar um mundinho sem graça para os nossos filhos. Que pena! Espero que descanse em paz, e que encontre os dragões, duendes e arco-íris que sempre cantou.


CDX

2 comentários:

Mireza disse...

Oun... :(

Gustavo disse...

Eu acredito que devido aos requerimentos dos Deuses e Demônios o Dio vai ser obrigado a continuar fazendo turnês no além... Bom pra quem ja está lá, pra quem continua aqui ficam os CDs e DVDs...
-> Ótima crônica como de costume, CDX !!! Abraço !